GRAVEL Zone Brasil / Review - Qual o melhor suporte de caramanhola para sua Gravel Bike?

Existe um suporte de caramanhola perfeito para as Gravel Bikes?

Desde os tempos do P29BR, além da eterna busca pelo selim perfeito, algo que sabemos, talvez seja utópico, também nos lançamos à procura do suporte de caramanhola ideal.

O cenário agora é o seguinte. Numa Gravel Bike as vibrações decorrentes das imperfeições do terreno são amplificadas em relação ao que ocorre normalmente quando estamos a bordo de uma Mountain Bike, pelo fato de possuírem pneus de menor diâmetro e porque normalmente não contam com nenhum tipo específico de suspensão, sendo assim, é ainda mais fácil perder caramanholas nessas condições. Um exemplo patente desse tipo de situação pudemos testemunhar in loco na disputa do Dirty Kanza 2019. O cascalho das Flint Hills, onde a prova acontece, é composto por inúmeras pedras soltas de diâmetro considerável, o terreno é acidentado e os pilotos andam forte, essa mescla de circunstâncias criou as condições perfeitas para que algumas dezenas de caramanholas aparecessem caídas pelo caminho, milha após milha de corrida.

O GRAVEL Zone Brasil não teve nenhuma garrafa ejetada durante sua participação no Dirty Kanza 2019, a razão para alcançar tal feito foi porque montamos em nossa bike o suporte de caramanhola Flow Cage da marca Lezyne, um produto surpreendente que cumpriu perfeitamente com as nossas expectativas. Pode-se dizer que por sua capacidade de retenção, 48 gramas de peso e por custar menos de 10 dólares nos EUA, o suporte construído em um material plástico bastante rígido, é quase perfeito para quem quer "gravelizar".

Lezyne Flow Cage - Foto: GRAVEL Zone Brasil

O design do Flow Cage, batizado de X-Grip, é completamente envolvente e com o auxílio de dois batentes superiores, oferece um nível de segurança impar para suas garrafas. O suporte da Lezyne é, na opinião do GRAVEL Zone Brasil, o melhor produto da categoria no mercado, podendo, sem sombra de dúvidas, ser considerado "o suporte de caramanhola ideal para as Gravel Bikes".



Suporte de caramanhola Lezyne Flow Cage - Foto: Lezyne

Você leitor pode estar estranhando o termo "quase perfeito" que usamos antes, mas a realidade é que por sua rigidez e design único, o Flow Cage acaba sendo incompatível com caramanholas que apresentam um formato de corpo de diâmetro contínuo, 100% cilíndrico. O produto da Lezyne casa melhor com aquelas garrafas que contam com uma base chanfrada, ou seja, que dispõe de um diâmetro ligeiramente menor em sua porção inferior, entre elas as famosas caramanholas Purist da Specialized e, em especial, a Fabric Gripper que testamos durante os últimos 6 meses.

Caramanholas para condições extremas.

O modelo de caramanhola Gripper da marca Fabric está disponível em 4 cores, em versões de 500 e 750ml. Escolhemos para testar, em conjunto com o suporte da Lezyne, a de maior capacidade. Construída em um plástico bastante maleável, é "BPA Free", ou seja, livre de Bisfenol A, um componente químico, normalmente presente em plásticos carbonatados, que é nocivo à saúde.

Fabric Gripper - Foto: Fabric

Se engana quem pensa que as caramanholas de Ciclismo são todas iguais. A Fabric Gripper é um grande exemplo do emprego de um design inteligente. Sua porção superior se caracteriza por centenas de pequenos pontos enfileirados em relevo, resultando numa superfície antiderrapante que de fato garante uma pegada segura na garrafa, mesmo em condições de umidade e barro.

Outro destaque da Gripper é sua válvula de alto fluxo (você já percebe a vantagem no primeiro gole), muito eficiente e fácil de limpar. Para completar, por conta do seu formato, se encaixa bem no suporte da Lezyne.

Lezyne Flow Cage e caramanhola Fabric Gripper - Foto: GRAVEL Zone Brasil

As mesmas características que fazem da caramanhola Fabric um produto eficiente, no caso o design e seu plástico maleável, ironicamente são as responsáveis pelos pontos negativos da Gripper. As centenas de bolinhas em relevo que dão o nome à garrafa e fazem sua fama, são internamente côncavas, razão pela qual acabam acumulando resíduos dentro da caramanhola. Nossa experiência prática mostrou que esses resíduos são difíceis de limpar, além disso, por conta do plástico de paredes bem finas, com o uso contínuo algumas dessas bolinhas furaram e começaram a vazar, isso poucos meses após a compra.

O problema da caramanhola Fabric Gripper - Vídeo: GRAVEL Zone Brasil

Sim ou não?

O suporte de caramanhola Flow Cage da Lezyne rapidamente se tornou a escolha do GRAVEL Zone Brasil para equipar nossas bikes, o produto é mesmo uma aposta segura para qualquer graveleiro, já as caramanholas Gripper da Fabric, apesar de eficientes, se mostraram difíceis de limpar e apresentaram problemas de durabilidade, por isso não valem a compra, a menos que você concorde em trocar suas garrafas a cada 3 ou 4 meses.

O que significa cada avaliação: 


5 - Entre os melhores da categoria
4 - Acima da média
3 - Desempenho médio aceitável
2 - Abaixo da média
1 - Entre os piores da categoria
Keep Gravel Riding!


Comentários

Posts Populares

GRAVEL Zone Brasil / Doc - Gravel Bikes: um tratado sobre transmissão

GRAVEL Zone Brasil / Teste - Mesa com suspensão Redshift Shockstop

GRAVEL Zone Brasil / Dúvida - O que é melhor, uma Gravel Bike com rodas 700C ou 650B? Que tal as duas juntas?