GRAVEL Zone Brasil / Apresentando - Audax Pampero e uma Adventure surpreendente

Gravel para todos os gostos e bolsos.

O GRAVEL Zone Brasil apresenta imagens com detalhes dos dois modelos de Gravel Bikes lançados recentemente pela Audax Bike e mais! A marca orgulhosamente sediada na cidade de Teresina no Piauí, com fábrica também em Manaus, chega com a Pampero Gravel em duas versões, uma com quadro em alumínio e outra em carbono, contudo além delas, que já tinham merecido uma menção em nossa fan page no Facebook, a linha 2020 da Audax nos reservou uma grata surpresa, um modelo batizado de Ventus 1000 Adventure, com proposta e preço interessantes, que tem potencial para ganhar a preferência dos consumidores em busca de uma bike versátil, no asfalto e, principalmente, fora dele.

Audax Bike Ventus 1000 Adventure
Audax Ventus 1000 Adventure - Foto: Audax Bike



Pampero Gravel Alumínio

Começando pela Pampero Gravel Alumínio, o que chama atenção de imediato é sua combinação de cores. O modelo está disponível em 4 tamanhos: 48, 51, 54 e 57 centímetros. Seu quadro construído em alumínio 6061 já conta com eixos passantes e é compatível com freios do tipo flat mount (o padrão mais atual), segundo a fábrica foi concebido para um uso Gravel mais "puro", inclusive competitivo. Como já é tradição na Audax, a marca não economizou no pacote de componentes montado no modelo que tem um peso declarado de 10.7Kg. Seu preço sugerido de venda ao consumidor é de R$ 9.999,00.

Pampero Gravel Alumínio - Foto: Audax Bike

A transmissão, a cargo da Shimano, apresenta o novíssimo grupo GRX de 11 velocidades, desenvolvido especificamente para as necessidades dos pilotos de Gravel Bikes. O pedivela é o GRX RX600 de coroa única com 40 dentes.

Bicicleta Audax Bike Pampero Gravel Alumínio
 Pampero Gravel Alumínio - Foto: Railson Magalhães

O câmbio traseiro é o GRX RX812 associado a um cassette SLX M7000 11-42, lembrando que o grupo GRX foi lançado sem uma linha exclusiva de cassettes e pode ser associado aos de Mountain Bike da marca.

Audax Bike Pampero Gravel Alumínio câmbio traseiro
 Pampero Gravel Alumínio - Foto: Railson Magalhães

Seu garfo, igualmente em alumínio, conta com eixo passante e ostenta os freios Shimano GRX RX-400, hidráulicos logicamente. As rodas são as confiáveis Shimano RS170 com rotores centerlock RT70 com tecnologia Ice Tech Freeza, também da marca japonesa.

Audax Bike Pampero Gravel Alumínio freio dianteiro Shimano GRX
 Pampero Gravel Alumínio - Foto: Railson Magalhães

Já o cockpit é todo FSA: caixa de direção, mesa e o guidão Vero, que é um modelo compacto tradicional de Estrada, sem o flare lateral comum nas Gravel bikes. A fita de guidão bicolor é uma feliz escolha, um detalhe simples que acaba somando pontos na aparência da bike como um todo. Os realmente excelentes manetes GRX fazem toda a diferença para aqueles que pretendem encarar um Gravel competitivo ou pedalar com uma pegada mais técnica.

Audax Bike Pampero Gravel Alumínio cockpit FSA e trocadores Shimano GRX
  Pampero Gravel Alumínio - Foto: Railson Magalhães

O selim é o ótimo Prologo Dimension com 143mm de largura, montado sobre um canote FSA Gossamer de 27.2mm de diâmetro.

Audax Bike Pampero Gravel Alumínio selim Prólogo
 Pampero Gravel Alumínio - Foto: Railson Magalhães

Aquilo que todo mundo quer saber. A Pampero Gravel Alumínio é compatível com rodas 700C e 27.5" (650B), a largura máxima recomendada para os pneus 700 é de 42mm. No caso dos pneus 27.5, o máximo recomendado é de 2.1 ou até mesmo 2.2 polegadas de largura, dependendo da marca do pneu. O modelo vem de fábrica com o Continental Contact Speed 700X42, um pneu slick, classificado pela fabricante como de uso urbano, um contraponto em relaçao ao propósito inicialmente pensado para a bike.

Pampero Gravel Carbon

A aparência da Pampero Gravel Carbon difere bastante do modelo em alumínio. Suas características mais marcantes são o top tube inclinado (sloping) e os chain stays assimétricos, além, é claro, das cores, um pouco mais sóbrias.

Quadro Audax Bike Pampero Gravel Carbon
  Pampero Gravel Carbon - Foto: Audax Bike

Produzido em fibra de carbono Toray T1000, o quadro conta com roteamento interno dos cabos e eixos passantes, como era de se esperar. Os pontos de montagem de suportes de caramanhola são os tradicionais, entretanto o garfo, que emprega um mix de fibras T700 e T800, também conta con furação. Mais uma vez os tamanhos disponíveis são 4 (47, 50, 53 e 56cm). O preço sugerido para esta bike é de R$ 20.999,00.

Bicicleta Audax Bike Pampero Gravel Carbon
 Pampero Gravel Carbon - Foto: Railson Magalhães

Mais uma vez a transmissão é a nova Shimano GRX, uma detalhe é que mesmo no mercado internacional, o número de marcas oferecendo modelos con o novo grupo ainda não é grande. Nesse quesito a Audax se iguala a alguns gigantes do segmento. Como na Pampero Alumínio, aqui a opção foi por um sistema 1X com pedivela GRX RX810 e coroa de 42 dentes, adequada para uma bike mais leve como esta. O câmbio traseiro mais uma vez é o GRX RX 812 de cage longo e o cassette um Shimano XT M8000 11-42.

Audax Bike Pampero Gravel Carbon transmissão Shimano GRX
 Pampero Gravel Carbon - Foto: Railson Magalhães

Os freios são os GRX RX810 topo de linha com pastilhas Ice Tech e rotores Ultegra RT800 de 160mm na dianteira e 140mm na traseira. As rodas são idênticas às da versão em alumínio da Pampero, Shimano RS170.

Audax Bike Pampero Gravel Carbon garfo de carbono com freios Shimano GRX e rotores Ultegra
 Pampero Gravel Carbon - Foto: Railson Magalhães

O cockpit uma vez mais está a cargo da FSA, aqui representada pela linha Energy. Vale enfatizar que o guidão escolhido para a Pampero Carbon também não conta com flare. Os ótimos manetes Shimano GRX, são os mesmos aqui, RX810, assim como a opção pela fita de guidão com duas cores (preta/azul).

Audax Bike Pampero Gravel Carbon cockpit FSA com trocadores Shimano GRX
 Pampero Gravel Carbon - Foto: Railson Magalhães

O selim da Prologo é o modelo Nago com 141mm de largura também com um canote FSA Gossamer de 27.2mm.
Audax Bike Pampero Gravel Carbon selim Prólogo
 Pampero Gravel Carbon - Foto: Railson Magalhães

Os pneus da Pampero Carbon são mais uma vez os Continental Contact Speed 700X42, uma escolha sem dúvida discutível para uma bike primordialmente feita para alto desempenho na terra. Vale mencionar que o clearance (espaço para os pneus) na versao Carbon da Pampero é o mesmo do modelo em alumínio.

Ventus 1000 Adventure

Será que a Sense Versa ganhou uma nova (e estilosa) concorrente?

Talvez os consumidores ainda não tenham enxergado o potencial da nova Ventus 1000 Adventure, mas a verdade é que o modelo recém lançado aparentemente tem condições reais de concorrer com a campeã de vendas Sense Versa.

Vamos aos fatos. O quadro em alumínio dessa Adventure Bike da Audax já conta com eixos passantes e comporta pneus até 700x40 ou 27.5x2.1, além disso, seu grafismo clássico é bem bonito, ainda que as linhas do quadro sejam mais tradicionais que as da bike da Sense. Está disponível em 4 tamanhos (49, 51, 53 e 55cm), enquanto que a concorrente só em 3. Este modelo pode ser considerado uma Gravel Bike, sendo que numa comparação com as Pamperos anteriormente apresentadas, a quantidade de pontos de fixação para bagageiro, paralamas e caramanholas é mais generosa, pois a Ventus 1000 Adventure foi pensada para os ciclistas interessados em bikepacking e cicloviagens longas. O roteamento dos cabos é externo, garantindo uma bem vinda simplicidade, adequada para esse tipo de bicicleta. Seu preço sugerido é de R$ 5.149,00.

Bicicleta Audax Bike Ventus 1000 Adventure
Ventus 1000 Adventure - Foto: Audax Bike

O grupo é o confiável Shimano Claris R2000 de 16 velocidades, que funciona realmente bem. Com pedivela 50-34 e cassette 11-30, a combinação resulta um pouco pesada para os propósitos da bike.

Garfo Audax Bike Ventus 1000 Adventure
Ventus 1000 Adventure - Foto: Audax Bike

Os STIs Claris R2000, além de possuírem uma aparência moderna, costumam oferecer trocas bastante precisas e são também os responsáveis por acionar os freios mecânicos Tektro C510, já no padrão flat mount. Ao contrário das Pamperos, o guidão da Adventure está de acordo com o nome da bike e apresenta o flare, característica muito útil no momento de encarar terrenos acidentados.

Audax Bike Ventus 1000 Adventure cockpit FSA y ADX
Ventus 1000 Adventure - Foto: Audax Bike

As rodas são montadas pela própria Audax, já os pneus mais uma vez destoam do resto dos componentes e da própria razão da bike. O Chaoyang 700X32C Kestrel está longe de proporcionar o desempenho esperado para um uso off-road ou mesmo o conforto desejado para um pedal mais longo.

Em termos de geometria o GRAVEL Zone Brasil prefere não emitir uma opinião sem ter pedalado as bikes, mas basicamente nas três o ângulo do tubo de direção é o mesmo, 72 graus, um número que para alguns pode parecer elevado. O reach é generoso nos três modelos, contudo diferem no entre-eixos, comprimento do head tube e rake do garfos, entre outras medidas, assim cada uma tem seguramente sua personalidade própria.

E você blog leitor, o que achou das novidades da Audax?

Keep Gravel Riding!

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