GRAVEL Zone Brasil / Lançamento – Novíssima e espetacular SCOTT Addict Gravel
Tudo o que esperar de uma Gravel Bike que promete ser revolucionária.
Assim como outras das principais marcas premium do mercado,
a SCOTT conta com modelos Gravel em sua linha de bicicletas já há alguns anos,
mas ao contrário de grande parte da concorrência direta, parecia de fato nunca ter
feito grandes esforços para promovê-los, ainda assim suas Gravel Bikes, que
sempre guardaram muitas semelhanças com os modelos de estrada, fizeram sucesso
entre os grandes veículos da mídia internacional especializada, chagando ao
ponto que em 2020 a Addict Gravel recebeu do prestigiado Cycling Weekly o selo
de "Editor's Choice", somente oferecido aos produtos testados que
obtiveram notas 9 ou 10 dos avaliadores.
Imagem: SCOTT Sports - Daniel Geiger
Tudo muda a partir de hoje com o surpreendente lançamento da
novíssima SCOTT Addict Gravel, uma bicicleta projetada a partir do zero com
foco na ambiciosa premissa de oferecer ao consumidor final a mais avançada
Gravel & Adventure Bike do mercado, projetada para o Ciclismo Gravel
competitivo, sem deixar de lado o aficionado do Bikepacking e dos pedais
épicos. Segundo a fábrica, é confortável na terra e, ao mesmo tempo, veloz nos
caminhos asfaltados, além de extremamente eficiente nos terrenos mais técnicos
e acidentados.
De acordo com a SCOTT, em comparação com o modelo anterior,
a nova Addict Gravel é mais rápida e leve, graças a uma geometria renovada,
processos construtivos otimizados e, inclusive, uma atenção especial à
aerodinâmica.
O quesito conforto foi um dos pilares no desenvolvimento
deste novo modelo que é compatível com pneus 700C mais robustos, de até 45mm de
largura, que pelo volume extra de ar, por si só já transmitem mais suavidade ao conjunto.
Vale mencionar que os seat stays também foram rebaixados, assim com um triângulo
traseiro menor, o canote e, consequentemente, o seat tube podem flexionar mais
e de maneira controlada, garantindo um aumento na capacidade de absorver vibrações
e impactos do solo. Finalmente, o arranjo das fibras de carbono foi trabalhado de
forma meticulosa visando amplificar o conforto do piloto.
A geometria da Addict Gravel 2022 é um caso à parte. A ideia
era construir uma bike ágil, mesmo nos caminhos mais estreitos, ainda que
estável nas estradas em piores condições, sendo assim a SCOTT lançou mão de um "reach" mais
longo, ou seja, falando de uma maneira simplista, a bicicleta é mais comprida,
o que evita o famoso e indesejado "toe overlapping", quando a ponta
dos dedos do pé do piloto toca a roda dianteira em curvas mais acentuadas, além
disso, esse incremento no "reach" coloca o piloto em uma posição mais
balanceada sobre a bike, bem como permite o uso de uma mesa mais curta,
característica que por fim se traduz em ganho de agilidade na direção. Já o
movimento central mais baixo, rebaixa também o centro de gravidade da Addict
Gravel e compensa o uso dos pneus mais largos, que invariavelmente tem o perfil
um pouco mais alto. Para completar, os engenheiros da SCOTT decidiram por um “offset”
mais longo no garfo, o que afeta diretamente a variável conhecida como "Trail"
e no final das contas resulta em rapidez nas mudanças de direção, além de mais estabilidade
quando montados pneus mais robustos.
A SCOTT, famosa por invariavelmente dar uma atenção especial
ao quesito leveza quando desenvolve suas bicicletas de alta
performance, não descuidou do peso da nova Addict Gravel, ainda assim a marca
sinaliza que este é o seu quadro mais forte já produzido, considerando toda sua
linha de bikes de estrada. Mesmo que pese apenas 930 gramas no tamanho M,
somados a outros 395 gramas do garfo, um arranjo otimizado das fibras de
carbono, garante rigidez onde é requerida. Um dito problema em quadros de
Gravel Bikes em carbono, a durabilidade, promete ser um ponto forte neste
modelo da fabricante suíça.
Mais um dos grandes destaques do modelo é o cockpit
integrado Syncros Creston iC SL X, ergonomicamente projetado com tudo que o
Graveleiro espera, como por exemplo um flare (inclinação lateral dos drops) de
16 graus e medidas compactas de drop e alcance. A aparência super
"clean" da Addict Gravel, é resultado do conhecimento adquirido pela
SCOTT com o roteamento integral de cabos e conduítes, desenvolvido antes para a
Addict RC, o que resulta em maior eficiência aerodinâmica, bem como espaço
extra para a montagem de acessórios e bolsas. Esse combo guidão/mesa é bastante
leve, são somente 337 gramas, e foi desenvolvido para diminuir a intensidade
dos impactos do terreno sobre as mãos do piloto. Parece perfeito para as
necessidades dessa categoria de bicicletas.
Nos modelos 10, 20 e 30 da Addict Gravel, o cockpit
tradicional com mesa e guidão, oferece o mesmo nível de integração que nos
modelos top de linha, permitindo igualmente o roteamento integral dos cabos e
conduítes, de maneira inteligente e amigável, sem que isso se converta em um
pesadelo para os mecânicos e ainda dando liberdade ao proprietário para
modificar o tamanho da mesa, disponível em medidas que variam entre 70
e 140mm. A preocupação da SCOTT em oferecer a melhor Gravel Bike do mercado passa inclusive pela escolha de uma fita de guidão de maior
espessura, pensada para oferecer mais amortecimento e conforto extra ao piloto.
Numa Gravel Bike projetada para alta performance, a
aerodinâmica, sem dúvida, exerce um papel importantíssimo. Sem os conduítes
expostos na parte frontal da Addict Gravel, como já mencionamos, foram
empregados também tubos e canote com perfil em “D”, similares aos utilizados na
Addict RC e Foil RC, tudo com o objetivo de otimizar o fluxo de ar e diminuir o
arrasto aerodinâmico sem que haja qualquer influência negativa sobre as
características de conforto do conjunto.
Outras das metas da SCOTT quando da concepção da nova Addict
Gravel, era a de oferecer uma bike pronta para qualquer pedal de aventura mais
sério, por isso a variedade de pontos de montagem de fato impressiona, presentes
no top tube para a fixação de uma bolsa, na porção inferior do down tube para
um suporte de caramanhola adicional ou um "tool box", assim como duas
posições distintas de montagem no down tube, dentro do triângulo dianteiro,
para melhor acesso à caramanhola com o uso de uma bolsa de quadro. Para
completar, os inteligentes e geniais pontos de montagem ocultos, integrados ao
design do quadro, para a montagem de um kit de paralamas desenvolvido pela
Syncros especialmente para a nova Addict Gravel, o que amplia ainda mais as
possibilidades de uso do modelo, inclusive para deslocamentos urbanos e cicloviagens.
Todos os modelos da linha Addict Gravel estão equipados com
freios a disco hidráulicos. Rotores de 160 ou 180mm podem ser montados na
dianteira, já na traseira, 140 ou 160mm.
Em contraste com muitas das outras Gravel Bikes modernas do
mercado, a Addict Gravel é totalmente compatível com transmissões 1X e 2X,
inclusive o ponto de montagem do câmbio dianteiro é removível e pode ser substituído
por uma guia de corrente ou uma tampa especial, ambas integradas ao desenho do
quadro e oferecidas pela própria marca.
Alguns podem pensar que a SCOTT demorou a reagir ao
movimento Gravel que cresce no mundo todo, a um ponto em que a categoria está
pouco a pouco ultrapassando em vendas as bicicletas tradicionais de estrada dentro
de alguns segmentos de preço. De todas as formas, este lançamento prova que a
marca suíça pretende realmente ser protagonista no mercado das Gravel Bikes.
A boa notícia para nós brasileiros é que a IGP, representante da SCOTT em nosso
país, confirma que a novíssima Addict Gravel estará disponível em território nacional ainda neste segundo semestre.
Confira todos os modelos da nova linha Addict Gravel no site da SCOTT Sports.
Comentários
Postar um comentário