GRAVEL Zone Brasil / Lançamento – Novíssima e espetacular SCOTT Addict Gravel

Tudo o que esperar de uma Gravel Bike que promete ser revolucionária.

Assim como outras das principais marcas premium do mercado, a SCOTT conta com modelos Gravel em sua linha de bicicletas já há alguns anos, mas ao contrário de grande parte da concorrência direta, parecia de fato nunca ter feito grandes esforços para promovê-los, ainda assim suas Gravel Bikes, que sempre guardaram muitas semelhanças com os modelos de estrada, fizeram sucesso entre os grandes veículos da mídia internacional especializada, chagando ao ponto que em 2020 a Addict Gravel recebeu do prestigiado Cycling Weekly o selo de "Editor's Choice", somente oferecido aos produtos testados que obtiveram notas 9 ou 10 dos avaliadores.

Imagem: SCOTT Sports - Daniel Geiger

Tudo muda a partir de hoje com o surpreendente lançamento da novíssima SCOTT Addict Gravel, uma bicicleta projetada a partir do zero com foco na ambiciosa premissa de oferecer ao consumidor final a mais avançada Gravel & Adventure Bike do mercado, projetada para o Ciclismo Gravel competitivo, sem deixar de lado o aficionado do Bikepacking e dos pedais épicos. Segundo a fábrica, é confortável na terra e, ao mesmo tempo, veloz nos caminhos asfaltados, além de extremamente eficiente nos terrenos mais técnicos e acidentados.

 

De acordo com a SCOTT, em comparação com o modelo anterior, a nova Addict Gravel é mais rápida e leve, graças a uma geometria renovada, processos construtivos otimizados e, inclusive, uma atenção especial à aerodinâmica.

 

Imagem: SCOTT Sports

O quesito conforto foi um dos pilares no desenvolvimento deste novo modelo que é compatível com pneus 700C mais robustos, de até 45mm de largura, que pelo volume extra de ar, por si só já transmitem mais suavidade ao conjunto. Vale mencionar que os seat stays também foram rebaixados, assim com um triângulo traseiro menor, o canote e, consequentemente, o seat tube podem flexionar mais e de maneira controlada, garantindo um aumento na capacidade de absorver vibrações e impactos do solo. Finalmente, o arranjo das fibras de carbono foi trabalhado de forma meticulosa visando amplificar o conforto do piloto.

 

Imagem: SCOTT Sports

A geometria da Addict Gravel 2022 é um caso à parte. A ideia era construir uma bike ágil, mesmo nos caminhos mais estreitos, ainda que estável nas estradas em piores condições, sendo assim a SCOTT lançou mão de um "reach" mais longo, ou seja, falando de uma maneira simplista, a bicicleta é mais comprida, o que evita o famoso e indesejado "toe overlapping", quando a ponta dos dedos do pé do piloto toca a roda dianteira em curvas mais acentuadas, além disso, esse incremento no "reach" coloca o piloto em uma posição mais balanceada sobre a bike, bem como permite o uso de uma mesa mais curta, característica que por fim se traduz em ganho de agilidade na direção. Já o movimento central mais baixo, rebaixa também o centro de gravidade da Addict Gravel e compensa o uso dos pneus mais largos, que invariavelmente tem o perfil um pouco mais alto. Para completar, os engenheiros da SCOTT decidiram por um “offset” mais longo no garfo, o que afeta diretamente a variável conhecida como "Trail" e no final das contas resulta em rapidez nas mudanças de direção, além de mais estabilidade quando montados pneus mais robustos.

 

Imagem: SCOTT Sports

A SCOTT, famosa por invariavelmente dar uma atenção especial ao quesito leveza quando desenvolve suas bicicletas de alta performance, não descuidou do peso da nova Addict Gravel, ainda assim a marca sinaliza que este é o seu quadro mais forte já produzido, considerando toda sua linha de bikes de estrada. Mesmo que pese apenas 930 gramas no tamanho M, somados a outros 395 gramas do garfo, um arranjo otimizado das fibras de carbono, garante rigidez onde é requerida. Um dito problema em quadros de Gravel Bikes em carbono, a durabilidade, promete ser um ponto forte neste modelo da fabricante suíça.

 

Mais um dos grandes destaques do modelo é o cockpit integrado Syncros Creston iC SL X, ergonomicamente projetado com tudo que o Graveleiro espera, como por exemplo um flare (inclinação lateral dos drops) de 16 graus e medidas compactas de drop e alcance. A aparência super "clean" da Addict Gravel, é resultado do conhecimento adquirido pela SCOTT com o roteamento integral de cabos e conduítes, desenvolvido antes para a Addict RC, o que resulta em maior eficiência aerodinâmica, bem como espaço extra para a montagem de acessórios e bolsas. Esse combo guidão/mesa é bastante leve, são somente 337 gramas, e foi desenvolvido para diminuir a intensidade dos impactos do terreno sobre as mãos do piloto. Parece perfeito para as necessidades dessa categoria de bicicletas.

 

Imagens: SCOTT Sports

Nos modelos 10, 20 e 30 da Addict Gravel, o cockpit tradicional com mesa e guidão, oferece o mesmo nível de integração que nos modelos top de linha, permitindo igualmente o roteamento integral dos cabos e conduítes, de maneira inteligente e amigável, sem que isso se converta em um pesadelo para os mecânicos e ainda dando liberdade ao proprietário para modificar o tamanho da mesa, disponível em medidas que variam entre 70 e 140mm. A preocupação da SCOTT em oferecer a melhor Gravel Bike do mercado passa inclusive pela escolha de uma fita de guidão de maior espessura, pensada para oferecer mais amortecimento e conforto extra ao piloto.

 

Imagem: SCOTT Sports

Numa Gravel Bike projetada para alta performance, a aerodinâmica, sem dúvida, exerce um papel importantíssimo. Sem os conduítes expostos na parte frontal da Addict Gravel, como já mencionamos, foram empregados também tubos e canote com perfil em “D”, similares aos utilizados na Addict RC e Foil RC, tudo com o objetivo de otimizar o fluxo de ar e diminuir o arrasto aerodinâmico sem que haja qualquer influência negativa sobre as características de conforto do conjunto.

 

Imagens: SCOTT Sports

Outras das metas da SCOTT quando da concepção da nova Addict Gravel, era a de oferecer uma bike pronta para qualquer pedal de aventura mais sério, por isso a variedade de pontos de montagem de fato impressiona, presentes no top tube para a fixação de uma bolsa, na porção inferior do down tube para um suporte de caramanhola adicional ou um "tool box", assim como duas posições distintas de montagem no down tube, dentro do triângulo dianteiro, para melhor acesso à caramanhola com o uso de uma bolsa de quadro. Para completar, os inteligentes e geniais pontos de montagem ocultos, integrados ao design do quadro, para a montagem de um kit de paralamas desenvolvido pela Syncros especialmente para a nova Addict Gravel, o que amplia ainda mais as possibilidades de uso do modelo, inclusive para deslocamentos urbanos e cicloviagens.

 

Imagens: SCOTT Sports

Todos os modelos da linha Addict Gravel estão equipados com freios a disco hidráulicos. Rotores de 160 ou 180mm podem ser montados na dianteira, já na traseira, 140 ou 160mm.

 

Em contraste com muitas das outras Gravel Bikes modernas do mercado, a Addict Gravel é totalmente compatível com transmissões 1X e 2X, inclusive o ponto de montagem do câmbio dianteiro é removível e pode ser substituído por uma guia de corrente ou uma tampa especial, ambas integradas ao desenho do quadro e oferecidas pela própria marca.

 

Imagem: SCOTT Sports

Alguns podem pensar que a SCOTT demorou a reagir ao movimento Gravel que cresce no mundo todo, a um ponto em que a categoria está pouco a pouco ultrapassando em vendas as bicicletas tradicionais de estrada dentro de alguns segmentos de preço. De todas as formas, este lançamento prova que a marca suíça pretende realmente ser protagonista no mercado das Gravel Bikes. A boa notícia para nós brasileiros é que a IGP, representante da SCOTT em nosso país, confirma que a novíssima Addict Gravel estará disponível em território nacional ainda neste segundo semestre.

Confira todos os modelos da nova linha Addict Gravel no site da SCOTT Sports.


               Keep Gravel Riding!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GRAVEL Zone Brasil / Doc - Gravel Bikes: um tratado sobre transmissão

GRAVEL Zone Brasil / Dúvida - O que é melhor, uma Gravel Bike com rodas 700C ou 650B? Que tal as duas juntas?

GRAVEL Zone Brasil / Apresentando - Audax Pampero e uma Adventure surpreendente