GRAVEL Zone Brasil / Novidade - SRAM de 12 velocidades com sabor de pão de queijo

Transmissão para Gravel: made in Minas Gerais.

A SRAM ainda não lançou um grupo mecânico de 12 velocidades para as Gravel Bikes, então motivada por essa lacuna, a empresa inglesa Ratio Technology desenvolveu, há pouco mais de um ano, um kit que pode converter uma transmissão de 11 em 12 velocidades, sem grandes dificuldades. Quase que ao mesmo tempo que os gringos, no interior do estado das Minas Gerais, mais precisamente na aprazível Araxá, um engenhoso mecânico de bicicletas passava noites em claro amadurecendo algumas ideias interessantes em relação ao mesmo tema.

Transmissão SRAM Rival convertida para 12 velocidades - Imagem: GRAVEL Zone Brasil

Egerton Fonseca Junior, o Junão, conhece muito bem o mecanismo dos trocadores dos grupos de estrada da SRAM e sabia que poderia modificá-los, pois o número de partes envolvidas é pequeno e seu funcionamento relativamente simples, se comparado com o dos trocadores da rival Shimano. O complexo produto dos japoneses conta com dezenas de peças e engrenagens e é considerado um pesadelo para qualquer profissional. 

Junão redesenhou a engrenagem principal do trocador da SRAM para acomodar um click extra. Essa modificação nos trocadores teria que ser acompanhada por uma alteração também no câmbio traseiro, de modo que suportasse o uso de cassettes de 12 velocidades com até 50/52 dentes, mas ao contrário dos ingleses, nosso amigo mineiro foi mais inteligente na hora de resolver essa parte do problema.

Primeiro modelo em material plástico - Imagem: Junão Bikes

A Ratio Technology sugere que o usuário utilize na conversão um câmbio traseiro de MTB, que seja pelo menos o SRAM GX Eagle, o NX não é compatível. O kit inglês inclui uma nova guia de cabo para o câmbio, de modo que a puxada passe a ser a mesma que nos câmbios de estrada. A peça que vai fixada na parte inferior do câmbio, substituindo a guia original.

Junão entende que quem vai fazer essa conversão, já tem um câmbio traseiro Apex, Rival ou Force instalado na bike, então para que adquirir outro câmbio? É muito mais fácil trocar o cage desses câmbios SRAM de Estrada/CX por um de MTB, já que a puxada do cabo não precisaria ser modificada. Mais uma vez o mecanismo do câmbio é de simples substituição e você pode usar até mesmo o cage dos câmbios SRAM NX, ainda que seja um pouco mais pesado que o do GX, por exemplo. Se você visitar sua bike shop predileta vai ver que não é nada difícil encontrar esses cages "perdidos" na oficina. Caso prefira, no próprio Mercado Livre, cages de reposição estão disponíveis.

A engrenagem desenvolvida e depois testada exaustivamente por Junão, tem produção na própria cidade de Araxá. Depois da execução dos moldes, é fundida em Cromo Cobalto, um material odontológico bastante leve e de extrema durabilidade ao desgaste. Saindo da fundição, a peça é trabalhada e após o acabamento, está pronta para ser instalada em um trocador SRAM Red, Force, Rival ou Apex.

Detalhe da engrenagem depois de fundida - Foto: Junão Bikes

A instalação da nova engrenagem é relativamente simples, sendo necessário remover o trocador do guidão e retirar a cobertura de borracha. O acesso ao mecanismo do trocador é realizado através de uma tampa plástica com apenas 3 parafusos. Retirada essa tampa, é hora de remover o eixo onde está montada a engrenagem. No kit dos ingleses da Ratio Technology está incluído um parafuso para ser usado na remoção desse eixo, já Junão foi criativo uma vez mais. Ele sugere o uso de um raio com diâmetro de 2mm, que pode ser rosqueado no eixo do trocador e serve como alavanca para removê-lo. A partir daí é só substituir a engrenagem original pela nova. O processo de reinstalar o eixo é o único que pode dar um pouquinho de trabalho, mas está longe de ser "rocket science". Se você não se sente confortável em desmontar seu trocador, um bom mecânico pode realizar o processo todo em menos de 10 minutos.

O desempenho.

Existem muitos relatos de quem está usando o produto da marca inglesa Ratio Technology, afirmando que a transmissão convertida pode ser um pouco temperamental e não "casar" com qualquer cassette de 12 velocidades. No caso da conversão nacional, tentamos no início usar um cassette chinês da ZTTO e foi impossível regular as marchas, nossa experiência pessoal mostrou que a transmissão modificada só vai funcionar perfeitamente com cassettes da própria SRAM, aí é líquido e certo que vai rolar.

Mas eu preciso mesmo de 12 velocidades?

Num primeiro momento você pode pensar que não, mas na prática uma marcha extra numa transmissão 1X faz sim bastante diferença e a sensação na hora das trocas é de uma relação mais escalonada e inteligente, além é claro do novo horizonte aberto por uma marcha consideravelmente mais leve para encarar paredões com sua Gravel Bike.

Câmbio SRAM Rival com cage NX Eagle - Imagem: GRAVEL Zone Brasil

Sim, vale a pena.

A conversão da sua transmissão SRAM para 12 velocidades no modelo inglês custaria 74 Euros (R$ 470) pelo kit, mais frete e impostos, além de um novo câmbio traseiro GX Eagle vendido na casa de R$ 1.500 no Brasil, assim o gasto total, sem uma eventual mão de obra, poderia bater nos R$ 2.000. Não estão incluídos os valores do cassette e da corrente de 12 velocidades.

Para a conversão mineira você precisaria da nova engrenagem, vendida por R$ 400, além de um raio qualquer de roda de 2mm de diâmetro (que pode sair de graça) e o cage de um câmbio traseiro SRAM Eagle, que pode ser o próprio NX e é vendido por menos de R$ 500 no Mercado Livre (pode ser muito menos se o seu mecânico tiver um "perdido" na oficina). O investimento total não passaria de R$ 900, menos da metade do produto importado.

E aí, curtiu? Se tiver interesse em realizar essa conversão na sua Gravel Bike, entre em contato diretamente com o Junão através do seu perfil no Instagram: @junao_bikes


#KeepRidingGravel

Comentários

  1. Boa tarde,

    Adil, tenho um Sense Versa Como com câmbio Sora, sabe se é possível o Sti funcionar com um câmbio traseiro Alívio com k7 11-42?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Posts Populares

GRAVEL Zone Brasil / Teste - Mesa com suspensão Redshift Shockstop

GRAVEL Zone Brasil / Doc - Gravel Bikes: um tratado sobre transmissão

GRAVEL Zone Brasil / Dúvida - O que é melhor, uma Gravel Bike com rodas 700C ou 650B? Que tal as duas juntas?