GRAVEL Zone Brasil / Teste - Pedais Redshift Arclight

Mobilidade com inteligência e segurança.

A Redshift Sports é uma empresa americana que construiu uma excelente reputação baseada no desenvolvimento de produtos premium voltados principalmente às Gravel Bikes, explorando de maneira mais inteligente ideias que já existiam no mercado. A mesa amortecedora e o canote com suspensão da marca, batizados de sistema Shockstop, que já foram apresentados e testados no aqui GZB anteriormente, fazem sucesso entre a comunidade de graveleiros mundo afora. 

Agora a incursão da marca é no segmento de Mobilidade Urbana e assim como já havia ocorrido com as Gravel Bikes, a Redshift Sports aplicou inteligência a um componente básico que está presente em qualquer bicicleta: os pedais.

Pedais inteligentes Redshift Arclight - Imagem: GRAVEL Zone Brasil

Imagine você que escolheu a bicicleta como principal meio de transporte no ambiente urbano e pedala regularmente no trânsito entre os carros. É uma situação onde ser visível aos olhos dos motoristas é fundamental para sua segurança. Foi pensando nesse ciclista que a marca lançou os novos pedais inteligentes Arclight.

Como assim inteligentes?

São pedais de plataforma, cujo corpo acomoda 4 potentes módulos de LED fixados magneticamente e posicionados de modo a proporcionar 360 graus de visibilidade ao redor da bike, condição que aliada ao próprio movimento da pedalada, faz, segundo a fábrica, que o ciclista seja até 57% mais visível aos motoristas, numa comparação com aquele que utiliza apenas um farol traseiro tradicional.

Aí entra o fator inteligência. Depois que você escolher entre um dos seus 3 modos de operação, o acendimento e o desligamento dos LEDs são automáticos. A cada vez que os pedais ficarem 30 segundos sem movimentação, as luzes se apagam e entram em modo de standby. Digamos que no final do dia você pegou a bike no bicicletário do trabalho, após a primeira pedalada o sistema se acende sozinho novamente. Depois de 24 sem uso, os pedais desligam automaticamente e precisam ser reiniciados de maneira manual.

Só que não para por aí. Um dos grandes destaques do produto é a Tecnologia Smartset que garante que a luz dianteira seja sempre branca e a traseira sempre vermelha, independente da rotação e posição que os pedais estiverem. É característica exclusiva e bem legal de ver funcionando!

Com o corpo em alumínio e rolamentos selados, os pedais completos pesam 705 gramas, é quase o dobro de um par de pedais de plataforma genéricos, contudo sua plataforma de quase 10x10 centímetros e seus cravos baixos, são excelentes para se pedalar, mesmo com um tênis comum.

Experiência prática.

No dia a dia em meus deslocamentos pela cidade, já nem cogito usar outros pedais. Durante as manhãs ou tardes, prefiro um dos dois modos piscantes, que me oferecem uma autonomia bem interessante de 11 a 36 horas de movimentação. Se saio à noite e preciso de ainda mais visibilidade, em geral prefiro o modo de luz contínua. 

Já utilizei os pedais Arclight no molhado sem qualquer inconveniente. O produto é a prova d'água, em conformidade com o protocolo IP64, sendo assim, a chuva não é um problema.

Muita gente que vê os pedais da Redshift pela primeira vez, quer saber como carregar os LEDs. Na verdade o fabricante pensou em tudo. Junto com os pedais você recebe um deck para carregamento dos módulos de LED, que como mencionamos antes, são removíveis e em até 2 horas estão completamente carregados.

Deck para carregamento dos LEDs - Imagem: GRAVEL Zone Brasil

Para completar, os mesmos LEDs podem ser utilizados em outras partes da bike (ou do ciclista), como no canote, guidão ou mesmo no capacete com o auxílio do acessório Multi Mount, que é vendido separadamente.

Mas vale a pena?

O par de pedais Arclight custa quase 140 Dólares no site da Redshift Sports, que envia o produto para o Brasil. Considerando nossa altíssima carga tributária para itens importados, o valor final vai passar dos 1.000 Reais, o que convenhamos não é nada barato e num primeiro momento pode até assustar o desavisado que pensa que é só mais um produto legalzinho, contudo considerando tratar-se de um componente inteligente de segurança pessoal, vale muito a pena para aqueles que de fato adotaram a bicicleta como principal meio de transporte, incluindo aí os cicloturistas e bikepackers. E atenção, você não vai encontrar nada parecido no Aliexpress ;-)


Pros:

  • Segurança adicional no trânsito
  • Características inteligentes


Contras:

  • Peso
  • Custo Brasil


#KeepRidingGravel

Comentários

Posts Populares

GRAVEL Zone Brasil / Teste - Mesa com suspensão Redshift Shockstop

GRAVEL Zone Brasil / Dúvida - O que é melhor, uma Gravel Bike com rodas 700C ou 650B? Que tal as duas juntas?

GRAVEL Zone Brasil / Doc - Gravel Bikes: um tratado sobre transmissão